Motivos de Privacidade

Conhecimento é poder; Conhecimento sobre si é poder sobre si. A sua informação será usada para antecipar as suas ações e manipular a forma como compra, vota, e pensa.

Sem privacidade, pode temer tanto que esteja a ser julgado pelos outros que chega a nem sequer tentar, ou aprender, coisas novas, mesmo que não esteja a fazer nada de errado.

A sua informaçâo pessoal e comunicações privadas podem ser selecionadas convenientemente para depois apresentar uma imagem de si equivalente a de uma má pessoa, ou criminoso, mesmo que o não seja.

Nem toda a informação em seu controlo é sua para partilhar. Informação partilhada privadamente com os seus amigos, familia e colegas de trabalho não é sua de revelar ao governo, empresa, ou outra pessoa.

Ao exercer o seu direito a privacidade, faz com que seja mais facil para outros, tais como activistas e jornalistas, de exercerem o mesmo direito, sem serem destacados negativamente.

Não é e não será julgado pelos seus padrões. Os padrões diferenciam-se entre pessoas e organizações, e padrões alteram-se com o tempo. Mesmo se o seu comportamente for considerado aceitavel hoje, pode ser utilizado contra si amanhã.

Partilhar informação pessoal, mesmo com alguém que confie, quer dizer que está fora do seu controlo e está em risco de ser hackeada ou vendida.

Limites sociais são creados quando somos capazes de manter partes da nossa vida privada. Pode querer prevenir que algumas pessoas, tais como antigos parceiros, chefes ou familia saibam certas coisas sobre si.


Próximos passos

Quer tomar medidas para se proteger? Siga este guia pela Electronic Frontier Foundation.


Portuguese translation by Nekiga.